Após fracasso na gestão e caos vivido na saúde de Cuiabá , Governo do Estado deve assumir pasta a partir de amanhã 30/12.
O Governador Mauro Mendes informou que irá cumprir, em até 48 horas da intimação, a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que atendeu pedido do Ministério Público Estadual, proferida nos autos da Representação nº 1017735-80.2022.8.11.0000, que determinou a intervenção na Secretaria de Saúde de Cuiabá.
A Secretária de Saúde de Cuiabá Suelen Alliend pediu demissão ontem 28/12, em meio a situação caótica vivida na pasta. Quem assume no seu lugar é o médico Guilherme Salomão. Ele era secretário-adjunto de Atenção Terciária da Capital.
Pedido de Intervenção
Em outubro, a ação em questão foi protocolada junto ao Ministério Público após uma provocação do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT). Na ocasião, o procurador-geral do MP, José Antônio Borges, solicitou que a Justiça determinasse a intervenção do governo estadual na Saúde da Capital e na Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Porém, em outubro deste ano, a então presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, suspendeu a tramitação da ação e o processo passou a tramitar de forma interna.
O pedido abordou uma série de denúncias e reivindicações da classe médica. Entre elas, a realização de concursos públicos, o fim da precarização de condições de trabalho, utilização de cargos públicos para apoio político, escalas incompletas e que não são publicadas no Portal da Transparência, diminuição de vagas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas e episódios de assédio moral.
Em decisão nesta quarta (28/12) o Desembargador Orlando de Almeida Perri decretou a intervenção administrativa na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá com duração máxima de 6 meses.
Comunica MT Noticias.
Comentários
Postar um comentário